Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Mycobacterium avium subspecies paratuberculosis and bovine leukemia virus seroprevalence and associated risk factors in dairy herds in Minas Gerais state, Brazil / [Soroprevalência do Mycobacterium avium subespécie paratuberculosis e vírus da leucemia bovina e fatores de risco associados em rebanhos leiteiros de Minas Gerais, Brasil]

Souza, M. A; Silva, B. A; Nascimento, C. F; Reis, I. J; Reis, M. P; Júnior Filho, H; Azevedo, A. L; Castro, J. R; Lima, A. M. C.
Arq. bras. med. vet. zootec. (Online); 73(2): 508-512, Mar.-Apr. 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1248944

Resumo

Mycobacterium avium subesp. paratuberculosis (MAP) e o vírus da leucemia bovina (BLV) são agentes que causam grandes perdas econômicas nos rebanhos. O objetivo deste estudo foi avaliar a situação epidemiológica da paratuberculose bovina (PTB) e leucose enzoótica bovina (EBL) em rebanhos leiteiros de Lagoa Formosa, Minas Gerais, Brasil. Foram coletadas 236 amostras de sangue de vacas, as quais foram submetidas aos testes ELISA e imunodifusão em gel de ágar para detecção de anticorpos contra MAP e BLV. A soroprevalência de anticorpos contra MAP e BVL foi de 20% para os rebanhos e 6% para os animais e de 85% para os rebanhos e 50,42% para os animais, respectivamente. A presença dessas enfermidades deve servir como um alerta para os produtores e veterinários, para que concentrem maior atenção na implementação de medidas higiênico-sanitárias, incorporando elementos de vigilância com base nos riscos identificados no estudo.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1