Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Effect of chromium-methionine supplementation on meat quality of broilers reared under heat stress / [Efeito da suplementação de cromo-metionina na qualidade da carne de frangos de corte criados em estresse por calor]

Dalólio, F. S; Albino, L. F. T; Fireman, A. K. B. A. T; Burin Júnior, A. M; Busanello, M; Calderano, A. A; Ribeiro Júnior, V; Rostagno, H. S.
Arq. bras. med. vet. zootec. (Online); 73(4): 995-999, Jul.-Aug. 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1285279

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito da suplementação de cromo-metionina em dietas para frangos de corte criados em estresse por calor, no período de 22 a 43 dias de idade, nos parâmetros de qualidade da carne. Foram utilizados 336 frangos de corte, machos, da linhagem Cobb 500, com 21 dias de idade, distribuídos em delineamento em blocos inteiramente ao acaso, com quatro blocos (cada câmara climática), seis tratamentos (0; 0,10; 0,20; 0,40; 0,80 e 1,20mgkg-1 de Cr na forma de Cr-metionina), oito repetições e sete aves por unidade experimental. Aos 43 dias de idade, duas aves por unidade experimental foram selecionadas e abatidas para avaliação da qualidade da carne de peito, por meio dos parâmetros de pH15min, pH24h, luminosidade (L*), teor de vermelho (a*), teor de amarelo (b*), croma (C*), ângulo hue (Hº), capacidade de retenção de água, perda de peso por cozimento e força de cisalhamento. Houve efeito quadrático (P=0,0070) na capacidade de retenção de água da carne de peito. A suplementação de CrMet não afetou (P>0,05) os demais parâmetros de qualidade da carne. Assim, recomenda-se a suplementação de 0,59mgkg-1 de CrMet para frangos de corte para melhoria da capacidade de retenção de água do peito.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1