Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Agregação de valor ao tomate desperdiçado em mercado municipal: produção e análise sensorial de catchup / Value aggregation to wasted tomato in municipal market: catchup sensory analysis and production

Pereira, Dalva Muniz; Torres, Lucillia Rabelo de Oliveira; Santana, Anne Karoline da Silva; Silva, Francisco Wenner de Sousa da; Pereira, Cecília Teresa Muniz.
Hig. aliment; 33(288/289): 3235-3239, abr.-maio 2019. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366214

Resumo

O tomate (Solanum lycopersicum) pode ser consumido de forma direta, como uma hortaliça fresca ou pode ter sua polpa transformada em massa ou outros derivados para consumo posterior. O catchup é formulado a partir de polpa de tomate, na forma fresca ou de pasta concentrada, adicionado de outros ingredientes. O objetivo do presente estudo foi apoiar o emprego da tecnologia de processamento de catchup para a agregação de valor à cadeia. Foram coletados frutos do tomate que seriam descartados no Mercado Municipal em Caxias-MA, mas que ainda estavam em boas condições para o processamento. O catchup foi analisado de acordo com suas caraterísticas sensoriais e intenção de compra. A partir da análise dessas características, foi observado que o produto teve uma boa aceitação, mostrando-se uma alternativa viável para redução do desperdício.
Biblioteca responsável: BR68.1