Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Capacidade gelificante da farinha de casca de maracujá amarelo (Passiflora edulis f flavicarpa Degener) elaborada por diferentes processos / Capacity gelificant of yellow passion fruit peel flour (Passiflora edulis f flavicarpa Degener) elaborated by different processes

Freire, Lailton da Silva; Freitas, Ana Karoline Nogueira; Holanda, Aline Cronemberger; Pinto, Luan Icaro Freitas; Silva, Robson Alves da.
Hig. aliment; 33(288/289): 3291-3295, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366268

Resumo

A gelificação é uma das propriedades tecnológica de grande destaque na tecnologia dos alimentos, pois além de servir na produção de produtos gelificados permite a compreensão das interações nos alimentos que ocorrem durante o seu processamento. O presente trabalho teve como objetivo determinar a capacidade gelificante da farinha de casca de maracujá amarelo (Passiflora edulis f flavicarpa Degener) elaborada por diferentes processos. Os frutos foram lavados e sanitizados seguindo a separação das cascas que foram submetidas a dois diferentes processo de secagem. O tratamento 1 consistiu na secagem em estufa a 62°±2º C por 30 minutos e o Tratamento 2 utilizado liofilização por 72 horas. Em seguida foi determinado a capacidade gelificante e o teor de pectina das amostras. A menor concentração capaz de formar gel para a farinha desidratada em estufa foi 12%. A farinha liofilizada obteve gel na concentração de 10%. A farinha liofilizada apresentou maior teor de pectina em relação a farinha desidratada por estufa. A farinha da casca de maracujá amarelo se mostrou como uma excelente matéria prima com potencial tecnológico na elaboração de produtos gelificados.
Biblioteca responsável: BR68.1