Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Desenvolvimento de tecnologia para a fabricação de geleia mista de chuchu com morango para o pequeno produtor / Development of technology for the processing of mixed jelly of chuchu with strawberry for small producers

Rodrigues, Alba Regina Pereira; Fonseca, Glaucia Valeria Mariano da; Vasconcellos, Ana Beatriz Cardoso Pinho; Ramos, Gaspar Dias Monteiro; Medeiros, Mavelle Biancardi Oliveira de.
Hig. aliment; 33(288/289): 3365-3369, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366305

Resumo

O estado do Rio de Janeiro apresenta-se como o segundo maior produtor de chuchu do Brasil, sendo produzido, em grande parte, em pequenas propriedades rurais. O chuchu é uma hortaliça fruto, basicamente consumido refogado e em saladas. Nesse contexto, objetivou-se agregar valor ao chuchu e reduzir o seu desperdício, desenvolvendo tecnologias simples e de fácil aplicação para a fabricação de geleias para o pequeno produtor. Os frutos foram adquiridos de produtores locais de Valença-RJ e processados no CEFET, em três formulações, com diferentes concentrações de chuchu e de morango. As análises físico-químicas realizadas foram as de cinzas, proteínas, acidez total titulável, pH, sólidos solúveis, SST/ATT, atividade de água e açúcares redutores. As análises microbiológicas realizadas foram para bolores e leveduras. Conclui-se que as três formulações de geleias apresentaram características físico-químicas e microbiológicas dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente do país.
Biblioteca responsável: BR68.1