Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Desenvolvimento e caracterização da bebida alcoólica fermentada do fruto do mandacaru (Cereus jamacaru) / Development and characterization of fermented alcoholic drink of mandacaru fruit (Cereus jamacaru)

Santos, Edilaine Alves da Silva; Santos, Welison Oliveira; Cunha, Luana Velina Seraphim; Fontes, Rafaela Figueiredo; Reis, Maycon Fagundes Teixeira.
Hig. aliment; 33(288/289): 3375-3378, abr.-maio 2019. graf, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366308

Resumo

O mandacaru é uma cactácea muito disseminada pela região nordeste, seu fruto apresenta alto teor de umidade e açúcar, podendo ser empregado em processos industriais para produção de doces e bebidas. O presente trabalho, teve por objetivo o desenvolvimento e caracterização físico-química, microbiológica e sensorial da bebida alcoólica fermentada do fruto do mandacaru.. Na bebida foram realizadas análises de pH, sólidos solúveis totais (°Brix) e teor alcoólico (°GL), apresentando os respectivos resultados (pH 4,8), (8° Brix) e (7°GL). A análise microbiológica demonstrou que não houve contaminação na bebida. Com a realização da análise sensorial foi possível averiguar a aceitabilidade do fermentado. Contudo, pode-se concluir que a produção da bebida alcoólica fermentada do fruto do mandacaru é uma alternativa tecnologicamente viável, apresentando-se como uma forma de agregação de valor na cadeia produtiva desse fruto que ainda é pouco explorado.
Biblioteca responsável: BR68.1