Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Determinação do tempo de secagem da semente de melão (Cucumis melo L. ), utilizando dois métodos e modelagem matemática / Determination of melon seed drying time (Cucumis melo L. ), using two methods of drying and mathematical modeling

Moura, Ialy Aparecida Angelo de; Pereira, Dalbert de Freitas; Feitosa, Regilane Marques; Silva, Ranniele Luiza Ventura da; Santos, Magna Pereira dos.
Hig. aliment; 33(288/289): 3389-3393, abr.-maio 2019. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366411

Resumo

Ultimamente o interesse nas partes não comestíveis tem se destacado nas pesquisas, devido os inúmeros benefícios existentes nesses resíduos. Porém, para a utilização das sementes é imprescindível a redução da umidade para que seja devidamente comercializada e possivelmente chegue ao consumidor. De acordo com o pressuposto e poucos relatos da semente de melão, o objetivo do presente trabalho foi secar as sementes do melão (Cucumis melo L.) em estufa na forma intermitente e contínua, a 60 ºC, determinando-se as cinéticas de secagem e ajustando modelos empíricos da literatura aos dados experimentais. A secagem intermitente apresentou maior taxa de perda de umidade quando comparada a secagem contínua, sendo mais efetiva. E o modelo de Midilli apresentou o melhor ajuste aos dados experimentais nos dois tipos de secagem aplicadas.
Biblioteca responsável: BR68.1