Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Efeito do ultrassom na sedimentação, turbidez e microestrutura de suco de laranja com cenoura / Effect of ultrasound on sedimentation, turbidity, and microstructure of orange-carrot juice

Lepaus, Bárbara Morandi; Daud, Polliany Strassmann; Santos, Anna Karoline Pereira Oliveira; Spaviero, Arthur Favoretti; José, Jackline Freitas Brilhante de São.
Hig. aliment; 33(288/289): 3413-3417, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366416

Resumo

O ultrassom tem sido apontado como alternativa à pasteurização na conservação de sucos, com intuito de minimizar os prejuízos observados durante o processamento térmico tradicional. Deste modo, objetivou-se avaliar o tratamento com ultrassom na sedimentação da polpa, turbidez e microestrutura de suco misto de laranja com cenoura. Porções de suco (400 mL) foram submetidas a pasteurização (90 °C/ 30 s), ultrassom 40 kHz a 40° C, 50 °C e 60 °C (por 5 e 10 min). Além disso, foi avaliado o suco não tratado. Todas as condições de tempo e temperatura dos tratamentos com ultrassom proporcionaram aumento da turbidez. Ultrassom a 60 °C por 5 e 10 minutos retardaram o processo de sedimentação da polpa. Mudanças na estrutura e ruptura da parede celular foram evidenciadas com maior nitidez na amostra tratada a 60 °C por 10 minutos no ultrassom.
Biblioteca responsável: BR68.1