Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Elaboração e caracterização físico-química da geleia de melancia com e sem entrecasca / Elaboration and physical-chemical characterization of watermelon jelly with and without peel

Matias, Melissa de Lima; Gomes, Fernanda de Oliveira; Silva, Melina da C. Macêdo da; Sousa, Poliana Brito de; Sousa, Caio Mendes de.
Hig. aliment; 33(288/289): 3422-3425, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366418

Resumo

Embora a melancia seja uma das olerícolas mais importantes do Brasil, situando o país entre os maiores produtores mundiais, o consumo ainda é limitado, devida a dificuldade de manipulação, tamanho do fruto e descascamento. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver duas formulaçãoes de geleia de melancia, uma com polpa e entrecasca e a outra somente com a polpa, sem adição de ácido e pectina em ambas formualções. Foram realizadas as análises físico químicas de acidez total, pH, sólidos solúveis totais, Vitamina C, umidade , cinzas e atividade de água. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (p>0,05), usando o programa estatístico Sisvar. Como conclusão obtivemos um produto com consitência semi sólida, relativamente viscoso, com características de um gel macio, com características fisico químicas dentro do padrão, apresentando uma nova possibilidade de utilização da entrecasca de melancia.
Biblioteca responsável: BR68.1