Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Incorporação da farinha elaborada a partir do resíduo do processamento de polpa de goiaba (Psidium guajava) em biscoitos / Incorporation of flour manufactured from goiaba (Psidium guajava) pulp processing residue in cookies

Vasconcelos, Raquel Ferreira; Melo, Eveline Melo de Moura; Correia, Angela de Guadalupe Silva; Sousa, Jonas dos Santos; Silva, Camila Sampaio Bezerra da.
Hig. aliment; 33(288/289): 3455-3459, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366425

Resumo

A goiaba (Psidium guajava) é uma fruta nativa da América tropical encontrada facilmente no Brasil, possuindo qualidades nutricionais as quais viabilizam seu aproveitamento para a industrialização de alimentos. Com o intuito da redução do desperdício do resíduo do processamento da polpa da goiaba, este estudo teve como objetivo avaliar a composição centesimal e a incorporação da farinha do processamento de polpa de goiaba em biscoitos. Foram desenvolvidas formulações com percentuais de 10, 20, 30 e 40% de farinha do resíduo em substituição parcial a farinha de trigo. A utilização da farinha de resíduo em biscoitos apresentou um rendimento de 4,60mg/100g-1. Conclui-se que o aproveitamento de resíduo de frutas e sua incorporação na formulação em biscoitos é uma alternativa viável em substituição a farinha de trigo, considerando as características nutricionais do produto obtido.
Biblioteca responsável: BR68.1