Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Microencapsulação do extrato de torta de juçara por spray drying / Microencapsulation of juçara residue extract by spray drying

Ribeiro, Leilson de Oliveira; Brito, Matheus Oliveira de; Freitas, Suely Pereira; Jung, Eliane Przytyk; Kunigami, Claudete Norie.
Hig. aliment; 33(288/289): 3469-3473, abr.-maio 2019. tab, ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366428

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar as principais características das micropartículas obtidas por spray drying a partir do extrato hidroetanólico de torta de juçara. Para tanto, se utilizou, como material de parede, capsul e maltodextrina nas proporções de 100% capsul, 50% capsul + 50% maltodextrina e 25% capsul + 75% maltodextrina. As micropartículas foram avaliadas quanto à umidade, solubilidade, higroscopicidade, características morfológicas e teor de compostos fenólicos totais. Os resultados mostraram que as características físicas das micropartículas não foram influenciadas pela redução do percentual de capsul nas formulações. Além disso, as micropartículas apresentaram solubilidade superior a 76% e higroscopicidade menor que 9%. Por microscopia eletrônica de varredura pode-se visualizar micropartículas esféricas com superfície lisa. A microencapsulação do extrato de juçara possibilitou a obtenção de um produto estável contendo compostos fenólicos, com potencial de utilização como ingrediente funcional em formulações alimentícias.
Biblioteca responsável: BR68.1