Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Ocorrência de parasitas humanos e elementos exógenos em alfaces cultivadas na região de Inhumas ­ Goiás / Occurrence of human parasites and exotic elements in cultured alfaces in the region of Inhumas ­ Goiás

Blanco, Angel José Vieira; Fernandes, Luana Bárbara; Silva, Flávia Janaína da; Fidelis, Leonardo; Machado, Simone Silva.
Hig. aliment; 33(288/289): 3489-3493, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366435

Resumo

O trabalho teve por objetivo avaliar as condições higiênico ­ sanitárias de alfaces cultivadas na região de Inhumas ­ GO, quanto à ocorrência de ovos de helmintos, cistos de protozoários e de elementos exógenos como materiais inorgânicos, restos de insetos e pelos de roedores. As amostras foram coletadas em sete diferentes hortas, envolvendo quatro ciclos de amostragem. Ovos de dois diferentes parasitas foram encontrados entre as amostras de alface estudadas. Analisando-se as características dos pontos de coleta e os resultados obtidos a partir de métodos de sedimentação e microscopia, é possível concluir que as alfaces cultivadas em Inhumas e no seu entorno não seguem padrões adequados para consumo humano, estando também em desacordo com a RDC nº 14 de 2014 ­ ANVISA, que define como parâmetro ausência de sujidades em alimentos.
Biblioteca responsável: BR68.1