Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Pós-colheita de manga 'Tommy Atkins' submetidas a recobrimento comestível / Post-harvest manga 'Tommy Atkins' submitted to edible recovery

Costa, Eliane de Sousa; Silva, Rosenildo dos Santos; Pessoa, Rodrigo Interaminense; Bezerra, Julia Medeiros; Santos, Adriana Ferreira dos.
Hig. aliment; 33(288/289): 3502-3507, abr.-maio 2019. graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366438

Resumo

Objetivou-se avaliar a conservação de mangas 'Tommy Atkins' com aplicação de recobrimentos comestíveis, sob temperatura de refrigeração em estádio de maturação comercial. O experimento foi conduzido em Delineamento Inteiramente Casualizado, em esquema fatorial 4 x 5, com 3 repetições, correspondendo a quatro embalagens (0% controle, PVC, 1% de FM e 3% de FM) e cinco períodos de armazenamento (0, 5, 10, 15 e 20 dias). A aplicação de Biofilme de Fécula de Mandioca (BFM) foi realizada com os frutos cobertos em suspensão com biofilme de fécula de mandioca nas concentrações 0% (controle), 1% e 3% e recobrimento com PVC. Foram realizadas avaliações físicas e físicoquímicas. Para perda de massa, verificou-se que a fécula de mandioca a 3% foi eficiente até os 20 dias de armazenamento sob 12o C. A temperatura de refrigeração foi eficiente para aumentar a vida útil dos frutos durante o período pós-colheita.
Biblioteca responsável: BR68.1