Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Influência de corante da beterraba e JAMBU (Acmella oleracea) na aceitabilidade de linguiça / Influence of the addition of natural dye beet and jambu (Acmella oleracea) in the acceptance of sausage

Martins, Arlene Tamara dos Santos; Brito, Flávia Taveira; Jales, Leticia Reis; Almeida, Marcelly Cristine Soares; Silva, Bruna Almeida da.
Hig. aliment; 33(288/289): 3142-3146, abr.-maio 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366503

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da adição de corante natural extraído da beterraba e adição de jambu na aceitabilidade de linguiça de carne bovina. Para a elaboração dos produtos as beterrabas e o jambu foram selecionados, lavadas, sanitizadas, descascadas/retirado às folhas e trituradas para obtenção da polpa, a carne bovina foi pesada e cortada em cubos para facilitar a trituração, em seguida, a massa foi embutida em tripas artificiais, resfriados, fritos e submetidos a análise sensorial realizada na Universidade do Estado do Pará, campus VIII, com 44 provadores não treinados. Os resultados mostraram que o atributo sabor foi o mais aceitável com 97,73 %, seguido de aroma 97,47%, impressão global 97,22%, cor 95,20% e textura com 94,95%. Conclui-se que a inclusão de corante natural extraído de beterraba e adição de jambu é viável na produção de linguiça, pois agregou valor sensorial ao produto, o que proporcionou inovação e boa aceitabilidade pelos provadores.
Biblioteca responsável: BR68.1