Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Presunto cru fatiado elaborado com lactulose como prebiótico: avaliação durante o armazenamento / Sliced dry-cured ham elaborated with lactulose as prebiotic: evaluation during storage

Lima, Ítalo Abreu; Gomes, Hewerton Barbosa; Silva, Douglas Roberto Guimarães; Ramos, Alcinéia de Lemos Souza; Ramos, Eduardo Mendes.
Hig. aliment; 33(288/289): 3167-3171, abr.-maio 2019. graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366562

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo acompanhar as características tecnológicas de presunto cru elaborado com lactulose, fatiado e embalado á vácuo, durante 120 dias de armazenamento refrigerado (7 °C). A adição de lactulose não afetou (P>0,05) nenhum dos parâmetros avaliados. Foi verificado uma redução (P<0,05) na atividade de água e na oxidação lipídica (medida pelo índice de TBARS), assim como um aumento na acidez titulável, durante os meses de armazenamento. A intensidade da cor (maiores valores C*) das amostras aumentos (P<0,05) com o tempo de armazenamento, enquanto os valores de pH não se alteraram (P>0,05). A utilização da lactulose como prebiótico na elaboração dos presuntos crus não afetou as características tecnológicas durante o armazenamento dos produtos fatiados.
Biblioteca responsável: BR68.1