Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Qualidade do leite produzido no sul do estado do Espírito Santo considerando a ocorrência de mastite subclínica / Quality of the milk produced in the south of Espírito Santo state considering the incident of subclinical mastitis

Boechat, Jorge Ubirajara Dias; Silva, Cassiano Oliveira da; Lima, Rhuan Amorim de; Souza, Maria Emília Pozzatti de; Silva, Paulo César Amaral Ribeiro da.
Hig. aliment; 33(288/289): 3191-3195, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366592

Resumo

A mastite pode causar elevadas perdas na produção leiteira, com índices acima de 50% tornando o leite impróprio para o consumo devido a alterações em seus componentes e na qualidade microbiológica. Das 60 vacas estudadas, foram 13 positivas (65%) em Alegre; 8 positivas (40%) em Guaçuí e 10 resultados (50%) em Jerônimo Monteiro e, com baixa adequação de resultados de CBT aos padrões de legislação. De modo geral, não apresentaram alterações nos componentes do leite. Os municípios de Alegre e Guaçuí tiveram 30% dos resultados de CBT em conformidade com a legislação e Jerônimo Monteiro 100%. Ressalta-se a necessidade de estudos sobre possíveis variáveis alterando a composição e a microbiologia do leite no sul do Estado do Espírito Santo. Com apoio da FAPES/FUNCITEC, entre UFES e o IF Fluminense ­ Campus Bom Jesus do Itabapoana - RJ.
Biblioteca responsável: BR68.1