Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Rede Neural Artificial para diferenciação entre soro de muçarela de búfala e vaca por meio de Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier / Artificial Neural Network for differentiation between buffalo and cow mozzarella whey by Infrared Spectroscopy with Fourier Transform

Gonçalves, Ben-Hur Ramos Ferreira; Silva, Grazielly de Jesus; Jesus, Josane Cardim de; Conceição, Daniele Gomes; Ferrão, Sibelli Passini Barbosa.
Hig. aliment; 33(288/289): 3201-3205, abr.-maio 2019. graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366654

Resumo

Objetivou-se diferenciar amostras de soro obtidas de muçarela de leites de vaca, búfala e com misturas de leites entre as espécies. Foram elaboradas formulações com leite de búfala, vaca e com inclusões crescentes de leite bovino ao bubalino, às quais foram utilizadas na produção de queijo muçarela, gerando o soro a ser analisado. As amostras de soro foram avaliadas a partir da Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier, associada a Análise de Componentes Principais e Redes Neurais Artificiais. Foi verificada a separação espacial do soro dos tratamentos búfala e vaca. A Rede Neural garantiu a identificação da presença de leite de vaca nas amostras de soro avaliadas, porém sem indicar com precisão os níveis de adulteração.
Biblioteca responsável: BR68.1