Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Rendimento de carcaça e caracterização macroscópica de lesões em fígados de rãs-touro (Lithobates catesbeianus) abatidas em Uberlândia - MG / Carcass yield and macroscopic characterization of liver lesions of bullfrogs (Lithobates catesbeianus) slaughtered in Uberlândia - MG

Ventura, Nayla Kellen de Oliveira; Pereira, Amanda Silva; Bandarra, Marcio de Barros; Carrijo, Kênia de Fátima; Cossi, Marcus Vinícius Coutinho.
Hig. aliment; 33(288/289): 3206-3210, abr.-maio 2019. ilus, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366655

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o rendimento de carcaças e caracterizar as alterações macroscópicas em fígados de rãs-touro de um abatedouro de Uberlândia-MG. 90 animais foram avaliados quanto ao rendimento de carcaça e peso de fígado pelo Teste de MannWhitney (p<0,05). Além disso, na etapa de evisceração, os fígados também foram avaliados quanto à coloração e presença de lesão, e comparados pelo Teste Exato de Fisher (p<0,05). Os machos apresentaram maior rendimento de carcaça (56,64%). A frequência de lesões no fígado para ambos os sexos foi de 53,33% e a coloração de maior ocorrência foi a pálida (67,8%). A alta ocorrência de lesões e alterações de coloração do fígado indicam possíveis falhas de manejo sanitário e zootécnico nesta produção. Assim, avaliações complementares podem ajudar a identificar as causas das lesões.
Biblioteca responsável: BR68.1