Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise epidemiológica da distribuição dos genes de resistência antimicrobiana de Salmonella typhimurium no Brasil / Epidemiological analysis of the antimicrobial resistance genes distribution of Salmonella typhimurium in Brazil

Rodrigues, Grazielle Lima; Panzenhagen, Pedro Henrique Nunes; Paschoalin, Vânia Margaret Flosi; Conte Junior, Carlos Adam.
Hig. aliment; 33(288/289): 3613-3617, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366890

Resumo

Salmonella é uma das principais enterobactérias causadoras de gastroenterites no Brasil e no mundo, sendo Typhimurium o principal sorotipo. A disseminação desta bactéria causa perdas econômicas e produtivas. Nos países em desenvolvimento ocorre subnotificação dos surtos de salmoneloses prejudicando a vigilância epidemiológica. O uso de antibióticos é o tratamento mais eficiente contra infecções por Salmonella. Porém, seu uso indiscriminado favorece a seleção de linhagens resistentes e dificulta o tratamento das salmoneloses. Foi realizado um estudo da distribuição epidemiológica dos genes de resistência antimicrobiana adquirida em estirpes de Salmonella Typhimurium isoladas no Brasil, no período de 1983 a 2013. A classe de antibióticos que apresentou maior quantidade de genes de resistência foi a dos aminoglicosídeos, sendo o gene com maior prevalência o aac(6')-Iaa. As estirpes estudadas apresentaram resistência a antibióticos pertencentes entre 1 a 7 classes diferentes.
Biblioteca responsável: BR68.1