Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação microbiológica de alimentos comercializados em feiras livres de Francisco Beltrão-PR / Microbiological evaluation of foods marketed in free fairs of Francisco Beltrão-PR

Gonçalves, Marciana da Silva; Lima, Bianca de; Carneiro, Vaneza Paula Poplawski; Cislaghi, Fabiane Picinin de Castro; Badaró, Andréa Cátia Leal.
Hig. aliment; 33(288/289): 3648-3652, abr.-maio 2019. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366906

Resumo

Um dos problemas associados ao comércio das feiras é a falta de estrutura adequada para manipular e armazenar os alimentos. O objetivo deste trabalho foi analisar nível de contaminação microbiana dos alimentos comercializados na feira central de Francisco Beltrão-PR. Foram observadas baixas porcentagens de amostras com contaminação acima do limite estabelecido pela legislação quanto as contagens de coliformes termotolerantes e estafilococos coagulase positiva, porém a presença de Salmonella spp. em 27,3% das amostras foi um dado preocupante, demonstrando a necessidade de intervenção para reduzir o risco associado à este tipo de contaminante. Sugere-se que sejam realizados orientações, oficinas e treinamentos sobre as boas práticas na manipulação de alimentos comercializados em feiras, de modo a contribuir com sua qualidade final. Espera-se com isto contribuir para a qualidade de vida da população e a garantia de fornecimento de alimentos seguros nas feiras do município.
Biblioteca responsável: BR68.1