Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Manejo ambiental na prevenção da ocorrência de pragas urbanas em supermercados em um município do Paraná / Environmental management in the prevention of urban pests occurrence in supermarkets in Paraná municipality

Freitas, Paula Pimpão de; Gonçalves, Emanuelli Vilela; Haisi, Amanda; Malacarne, Marina Salvi; Oliveira, Cristiane da Silva Paulo de.
Hig. aliment; 33(288/289): 3703-3707, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366976

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar as medidas de manejo ambiental em 19 supermercados de um município do Paraná, identificando os principais fatores associados á presença de pragas e as condutas de controle aplicadas pelo estabelecimento. A avaliação foi realizada por meio de um checklist, sobre o manejo ambiental, o gerenciamento de resíduos sólidos, as barreiras físicas e a redução dos focos de insalubridade, a ocorrência ou indícios de vetores e pragas urbanas e a presença de controle integrado de pragas (CIP) no estabelecimento. Os índices de não conformidades encontradas foi maior do que 50% em todas as categorias e a maior porcentagem foi no gerenciamento de resíduos com 74,76%, seguido pelas barreiras físicas 69,79% e focos de insalubridade 61,22%. Isso demonstra uma grande deficiência no cumprimento dos manejos ambientais.
Biblioteca responsável: BR68.1