Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Metodologias ativas na capacitação com manipuladores de alimentos: a experiência com análise da higienização de mãos / Active methodologies in food handlers training: the experience with hand hygiene analysis

Torres, Fernanda Paula da Silva; Hartmann, Ingridy Fhadine; Gonçalves, Emanuelli Vilela; Galvão, Júlia Arantes; Lopes, Marcia Oliveira.
Hig. aliment; 33(288/289): 3708-3712, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366979

Resumo

As boas práticas na higienização de mãos de manipuladores de alimentos são essenciais na prevenção de surtos de doenças transmitidas por alimentos. Objetivou-se neste estudo descrever a aplicabilidade da análise microbiológica de mãos com manipuladores de alimentos de supermercados, durante oficinas de capacitações sobre boas práticas de fabricação. O conteúdo de higienização de mãos ocorreu em dois dias com metodologia problematizadora, incluindo coleta de amostras de mãos de 18 manipuladores, antes e após higienização. Como resultados, por meio de atividades encadeadas, com momentos de síncrese, análise e síntese, os alunos levantaram soluções para as falhas encontradas na primeira lavagem. Houve diminuição significativa nas análises após higienização de mãos. Esta metodologia mostrou-se eficaz no aprendizado e para mudanças práticas.
Biblioteca responsável: BR68.1