Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Relato de caso em um surto de doença de transmissão hídrica em uma aldeia indígena de Ilhéus, Bahia / Case report on an outbreak of water transmission disease in an indigenous village of Ilhéus, Bahia

Rocha, Daniele de Santana; Santana, Elvio Santos; Leite, Pedro Alexandre Gomes; Oliveira, Philipe Brito de; Leite, Aloísio Correia.
Hig. aliment; 33(288/289): 3738-3742, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1366991

Resumo

A ocorrência de surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) ainda é expressivo, mesmo com programas públicos que visam promover a segurança da água e de alimentos consumidos pela população. Essas doenças trazem anualmente elevados prejuízos à saúde e bem-estar da população, assim como elevados prejuízos econômicos. Foi realizado um inquérito epidemiológico a fim de investigar um surto de DTHA em uma aldeia indígena no município de Ilhéus, Bahia. Para tanto foi aplicado um questionário epidemiológico para verificar possíveis fontes de contaminação que deram origem ao surto, além de coleta de amostras da água consumida pelos indivíduos acometidos. O resultado da análise realizada nas amostras de água revelou a presença de Escherichia colli. Conclui-se que a contaminação da água por E. coli foi a principal fonte do surto.
Biblioteca responsável: BR68.1