Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Isolamento de bacilos álcool-ácido resistentes a partir de lesões em carcaças de bovinos abatidos em Feira de Santana, Bahia, Brasil / Isolation of alcohol-acid resistant bacilli from lesions in carcasses of cattle slaughtered in Feira de Santana, Bahia, Brazil

Reis, Vanessa Moura; Duarte, Larissa de Fátima Cardoso; Alzamora Filho, Fernando; Silva, Nairléia dos Santos; Sousa, Erivelto de Oliveira; Costa, Joselito Nunes.
Vet. Not. (Online); 17(1)jan.-jun. 2011.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1401604

Resumo

Mycobacterium bovis é o agente causal da tuberculose bovina, enfermidade de impacto na saúde pública e perdas econômicas na pecuária, que leva ao desenvolvimento de lesões granulomatosas. O objetivo desse estudo foi avaliar a frequência de bacilos álcool-ácido resistentes em amostras post mortem com e sem lesões sugestivas de tuberculose. Foram coletadas 92 amostras de pulmões e linfonodos da carcaça de bovinos abatidos em Feira de Santana, Bahia, condenados pela inspeção. Foi obtida uma frequência de 12% (11/92) de crescimento de colônias de coloração creme e de aspecto rugoso. A baciloscopia revelou bacilos álcool-ácido resistentes em 100% dos isolados. Este estudo revelou que o exame bacteriológico de lesões observadas durante a inspeção de bovinos abatidos nos matadouros é um importante aliado na vigilância epidemiológica da tuberculose bovina, mas provas bioquímicas ou moleculares são necessárias para o diagnóstico definitivo.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1