Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Clinical study of chondroitin sulfate urinary excretion following intramuscular application of the chondroitin sulfate and glucosamine association in horses / Estudo da excreção urinária de condroitim sulfato após administração intramuscular da associação de condroitim sulfato e glucosamina em cavalos

Fiorin, É. V; Rodrigues, N. N. P; Cota, L. O; Seidel, S. R. T; Barbosa, Â. P; Tokawa, P. K. A; Fülber, J; Yamada, A. L. M; Baccarin, R. Y. A; Silva, L. C. L. C.
Arq. bras. med. vet. zootec. (Online); 75(2): 355-359, Mar.-Apr. 2023. graf
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: biblio-1434379

Resumo

A osteoartrite é uma importante afecção do aparelho locomotor de equinos, e os condroprotetores têm obtido papel importante no manejo da dor e como adjuvantes na redução de doses e na frequência de aplicação de outros fármacos que apresentam efeitos deletérios. O condroitim sulfato (CS) e a glucosamina (GlcN) são condroprotetores com potenciais efeitos anti-inflamatórios e anticatabólicos, cuja administração oral é a via mais frequente e controversa por resultar em baixa biodisponibilidade. Por essa razão, a administração intramuscular pode ser mais vantajosa. O objetivo do presente estudo foi avaliar os períodos de tempo para se atingir o pico de excreção urinária de CS e o início de declínio, após injeção intramuscular de produto à base de CS e de GlcN, em seis cavalos hígidos, na dose de 2 mL/100kg de condroitim sulfato A (750 mg/mL) e sulfato de glucosamina (750 mg/mL). Amostras de urina foram coletadas, no mesmo horário, no dia anterior (D-1), no dia da administração (D0), as quais constituíram o valor basal, e por mais sete dias (D1 a D7). O CS urinário foi extraído por cromatografia de troca iônica em coluna de Q-Sepharose Fast Flow, identificado por eletroforese em gel de agarose e mensurado por meio de densitometria, enquanto a creatinina urinária foi mensurada por analisador bioquímico automático. Os níveis de CS excretado (mg/L) aumentaram (P<0,0097) no D1 (24 horas) em relação ao momento basal (D0) e diminuíram no D7 (P<0,05) em relação ao D1, além dos níveis da relação CS/creatinina (mg/g) se elevarem significativamente (P<0,012) no D1 (24 horas) em relação ao basal e diminuírem no D5 (P<0,015), se comparados ao D1 e ao D2 (P<0,002). Não houve diferença significativa (P<0,05) da creatinina (g/L) nos momentos avaliados. Uma única aplicação de CS e de GlcN injetável foi capaz de aumentar consideravelmente as concentrações urinárias de CS 24 horas após, decaindo a partir do quinto dia. Esse período fundamenta o intervalo de cinco dias entre tratamentos injetáveis desses condroprotetores na OA em equinos.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1