Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Hepatite lobular dissecante em um canino após administração de Dipropionato de Imidocarb / Dissecting lobular hepatitis in a canine after administration of Imidocarb Dipropionate

Alberti, Taina dos Santos; Stumm, Geovana Kramer Fiala; Zamboni, Rosimeri; Rosa, Cristiano Silva da; Bonel, Josiane.
Ciênc. Anim. (Impr.); 28(2): 113-119, 2018. ilus, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1472380

Resumo

A hepatite lobular dissecante é uma desordem inflamatória de causa idiopática, caracterizada como uma hepatite crônica. Desenvolve-se no fígado jovem após lesões recorrentes ao órgão, possui prognóstico desfavorável, com a menor sobrevida dentro das hepatopatias. Foi encaminhado ao Hospital de Clínicas Veterinária (HCV) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) um canino macho, da raça Golden Retriever, de sete meses, com apatia, inapetência, abaulamento do abdômen e mucosas ictéricas. O exame clínico e exames complementares apontaram uma desordem hepática. Três dias após internação o paciente veio a óbito e foi encaminhado para a realização de necropsia, no Laboratório Regional de Diagnóstico (LRD) da UFPel, onde foi diagnosticado com hepatite lobular dissecante. Tendo como provável fator desencadeante a administração de dipropionato de imidocarb, utilizado para tratamento de um quadro anterior de babesiose.
Lobular hepatitis dissecans is an inflammatory disorder of idiopathic cause, characterized as chronic hepatitis. It develops in the young liver after recurrent lesions to the organ, has an unfavorable prognosis, with the shortest survival within liver diseases. A seven-month Golden Retriever male canine with apathy, inappetence, abdomen bulging and icteric mucosa was referred to the Veterinary Clinical Hospital (HCV) of the Federal University of Pelotas (UFPel). Clinical examination and laboratory test indicated hepatic disorder. Three days after admission, the patient died and was referred for necropsy at the UFPel Regional Diagnostic Laboratory (LRD). The diagnosis was lobular hepatitis probably due to the use of dipropionate of imidocarb for primary treatment of babesiosis, which is also used for parasitic diseases in cattle and horses, has been suggested as the cause of the disease.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1