Utilização da conformação, do comprimento da carcaça e da perna como estimadores do peso dos cortes do serrote em novilhos holandês
Ciênc. rural (Online)
; 27(3)1997.
Article
em Pt
|
LILACS-Express
| VETINDEX
| ID: biblio-1475025
Biblioteca responsável:
BR68.1
ABSTRACT
Sixteen carcasses of Holstein steers raised in feed lot from six to twenty four months, where used to test measurements of the carcass, trought simple linear regression equation, as predictors of hinquarter cuts weight. The independent variables were conformation, carcass length, leg length while the dependent variables were weight of hindquarter cuts. From the results obtained, one may conclude that conformation was a good predictor only for eye round; the carcass length was a good predictor for knuckie, stripling and eye round; leg length only estimated rump cover weight.
RESUMO
Foram utilizadas 16 carcaças de novilhos Holandês, criados em confinamento, dos 6 aos 24 meses de idade, com o objetivo de testar medidas realizadas na carcaça como estimadores do peso dos cortes do serrote. Utilizaram-se equações de regressão linear simples. As variáveis independentes foram conformação, comprimento da carcaça e comprimento da perna e as dependentes foram o peso dos cortes do serrote. Os resultados obtidos mostraram que a conformação, estimou com precisão o peso do tatu. O comprimento de carcaça mostrou ser bom estimador do patinho, do contrafilé e do tatu. O comprimento de perna, foi responsável apenas pela estimativa do peso da picanha. Os resultados permitem concluir que a conformação, o comprimento da carcaça e da perna, isoladamente, não devem ser utilizados para estimar o peso dos cortes do serrote.
Texto completo:
1
Base de dados:
VETINDEX
Idioma:
Pt
Revista:
Ciênc. rural (Online)
Ano de publicação:
1997
Tipo de documento:
Article