Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Auto-hemoterapia em acupontos no tratamento de tumor venéreo transmissível (TVT) de cadela errante / Autohemotherapy in acupoints in the treatment of bitch errant transmissible veneral tumor (TVT)

Brito, Areane Silva; Lira Júnior, Arnaldo César de Oliveira Gomes; Matos, Claudijane de Carvalho; Silva, Leilia Andrea Santos da; Leite, Manara Alves da Silva; Escodro, Pierre Barnabé; Notomi, Márcia Kikuyo.
Ciênc. vet. tróp; 19(2, supl): 16-16, mai.-ago. 2016.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1480745

Resumo

Muitos cães são acometidos com o tumor venéreo transmissível (TVT) geralmente através de contato sexual. É uma neoplasia contagiosa, que causa lesão na mucosa genital e oral, não apresentando predisposição por sexo ou raça. Uma cadela da Raça Pitbull, de aproximadamente 3 anos, foi recolhida das ruas de Viçosa-AL pelo Grupo de Estudo de Pequenos Animais-GRUPET, apre- sentando-se no terço final de gestação, dispneica, com escore corporal baixo, região vaginal edemaciada e com exposição de mucosa genital. Após consulta prévia e realização de citologia, a cadela foi diagnosticada. Após equilíbrio hemodinâmico da paciente e exame ultrassonográfico, optou-se pela cesariana para então iniciar o tratamento de eleição para TVT com Sulfato de Vincristina endovenosa. Porém, devido às más condições de saúde, foi sugerido um trata- mento alternativo com auto-hemoterapia em pontos de acupuntura (SG-AP), com periodicidade semanal. O tumor era de 15 cm de comprimento com largura não mensurada. Foi colhido quatro ml de sangue pela veia cefálica, e distribuí- dos da seguinte forma nos pontos de acupuntura: 0,5 ml em Bexiga (B) 60, 0,5 ml em VG1 (Ho Hai), 1 ml em B23, 1 ml no ponto da imunidade e 1 ml em B40. Com uma semana após a primeira sessão, o tumor já havia regredido para 13 cm. Foi feito o mesmo procedimento na segunda sessão e após a terceira sessão o tratamento foi interrompido, mesmo com o tumor tendo diminuído para 11 cm, devido ao animal apresentar expressivo sangramento vaginal. Apesar da interrupção do tratamento, foi visto que SG-AP regrediu significativamente a massa do TVT no caso clínico descrito, necessitando-se mais pesquisas para comprovação de sua efetividade e indicação na rotina clínica.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1