Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Neuroleptoanalgesia, trepanação óssea e exodontia dental em equino: Relato de caso / Neuroleptoanalgesy, trepanation and teeth exodontia in horse: Case report

Silva Junior, Miguel Bezerra da; Silva, Franklin Oliveira da; Cezar, Allan Rodolf Ribeiro; Oliveira, Anderson Silva de; Silva, Taine Cris Soares da; Souza, Fernando Wiecheteck; Escodro, Pierre Barnabé.
Ciênc. vet. tróp; 19(2, supl): 26-26, mai.-ago. 2016.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1480755

Resumo

As afecções dentárias são de alta incidência em equinos, muitas vezes evoluindo para os alvéolos dentários causando periostites e sinusites. Quando afetam molares e pré-molares a exodontia faz-se imprescindível, sendo que duas técnicas mais citadas: trepanação óssea e repulsão de molares sob anestesia geral e extração intraoral sob neuroleptoanalgesia. Uma égua de 18 anos, raça Campolina, com sinais clínicos de inapetência e perda de peso foi atendida no ambulatório do GRUPEQUI-UFAL. Ao exame radiográfico lateral obliquo, apresentou imagens sugestivas de reabsorção do dente 109 e alvéolo-periostite do 108, além de área de radiopacidade sobre as raízes, confirmando diagnóstico de sinusite secundária. A opção cirúrgica foi a trepanação óssea e repulsão de molares sob neuroleptoanalgesia, em posição quadrupedal, pouco citada na literatura. A sedação foi realizada com detomidina (0,6 ucg/kg/IV), o bloqueio anestésico foi efetuado de maneira local subcutânea na linha de incisão e perineural infiltrativa no nervo maxilar, com Lidocaina 2% sem vasoconstritor, com volumes respectivos de 10 e 20 mL. Para o bloqueio do nervo maxilar, foi utilizada a técnica de acesso ventral ao processo zigomático e dorsal aos vasos faciais transversos. Conseguiu-se a extração dos dentes 108 e 109 em 45 minutos. Após a extração, inseriu-se uma sonda de Foley, para limpeza e drenagem nos primeiros 4 dias pós-operatório. A sutura foi de Cushing no espaço subcutâneo com Poliglactina 910 nº0 e interrompida simples com Nylon n°0 na pele. O pós cirúrgico foi de rotina com Penicilina benzatina (40000 UI/Kg/IMq48 horas/3 aplicações), Metronidazol (10 mg/kg/V0/12hs/5 dias) e Flunixin Meglumine intramuscular (1,1 mg Kg/IM/24 hs/5 dias). As lavagens da boca com mangueira foram realizadas quatro vezes por dia, após as alimentações, além de utilização de Líquido de Dakin no alvéolo periostal. Os curativos externos eram realizados com povidine e spray repelente. Os pontos foram retirados com 15 dias. A trepanação óssea e extração de molares com o animal sob neuroleptoanalgesia, utilizando detomidina e bloqueio perineural maxilar, apresentou-se como técnica satisfatória para a extração de molares em equinos idosos.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1