Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Cinética da secagem de amostras de pera com geometrias distintas em secador solar (Pyrus L. ) / Drying kinetics of pear samples with different geometries in solar dryer

Freitas, Raul Felipe de Queiroz; Freitas, Pedro Victor Crescêncio de; Andrade, Luah de Alencar; Moreira, Wennia Gomes; Rodrigues, Jocielys Jovelino.
Hig. aliment; 33(288/289): 520-524, abr.-maio 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1481988

Resumo

O objetivo do estudo foi realizar a desidratação de amostras de pera através da secagem solar e obter as respectivas curvas de secagem. As amostras foram submetidas à desidratação em dois tipos de geometrias, circulares com 1cm de espessura e em cubos com 1cm de comprimento. Os dados experimentais das curvas de secagem para as duas condições foram ajustados ao modelo matemático de secagem baseado na Segunda Lei de Fick. Os resultados mostram que a umidade do fruto é de aproximadamente 85%. As amostras apresentaram peso constante a partir de 18 horas de experimento para a geometria plana e a partir de 30 horas para a geometria cilíndrica. O coeficiente difusivo, obtido através da aplicação da Segunda Lei de Fick, para geometria plana foi de 6,4 x 10(-4)m2/s e para a geometria cilíndrica de 3,35 x 10(-4) m2/s.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1