Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da qualidade microbiológica e das boas práticas de fabricação em agroindústria de processamento de hortaliças / Microbiological quality evaluation and good manufacturing practices in agroindustries processed vegetables

Visoná, Pedro Henrique Frossard; Rodrigues, Aléxia da Silva; Norberto, Daniel Jorge Oliveira; Barbosa, Elisabete dos Santos; Oliveira, Alcilúcia.
Hig. aliment; 33(288/289): 2154-2158, abr.-maio 2019. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1482289

Resumo

No processamento de hortaliças, a qualidade e segurança dos produtos podem ser afetadas pela contaminação de microrganismos patogênicos. A implantação do programa de boas práticas de fabricação (BPF) seria uma das formas de implementar o controle de qualidade de tais alimentos. O objetivo do trabalho foi avaliar a aplicação das BPF e análise de qualidade microbiológica em uma agroindústria de processamento de vegetais no município de Volta Redonda-RJ. Foi realizada a aplicação de uma lista de verificação das BPF estabelecida pela Resolução RDC nº 275/2002. As análises microbiológicas foram realizadas na água de processamento (coliformes totais e pesquisa qualitativa de Escherichia coli), swab na superfície de equipamentos considerados críticos no processo (mesófilos aeróbios) e de produtos minimamente processados elaborados (coliformes 45°e Salmonella spp). A agroindústria avaliada obteve uma taxa de 73% de itens em conformidade nos requisitos avaliados das BPF. Observa-se que o pior desempenho, foi em relação ao bloco 5 (Registros e documentação), com 100% de não conformidade. Na análise microbiológica, todas as amostras de vegetais analisadas apresentaram-se em acordo com a legislação vigente, o que indica o cumprimento com as BPF. Os padrões microbiológicos para as amostras de água estão de acordo com os padrões microbiológicos segundo a legislação, para coliformes totais e Escherichia coli. No entanto, apresentou teores de cloro residual livre em desacordo com a legislação.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1