Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Atividade antifúngica in vitro e in vivo de revestimento comestível ativo contra Colletotrichum sp / In vitro e in vivo antifungal activity of active edible coating against Colletotrichum sp

Bretschneider, Felipe Guilherme Brunetto; Oliveira, Luma; Alfaro, Alexandre da Trindade; Romio, Ana Paula; Machado-Lunkes, Alessandra.
Hig. aliment; 33(288/289): 2687-2691, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1482317

Resumo

A atividade antifúngica in vitro e in vivo do carvacrol disperso no revestimentos comestíveis foi avaliada contra o Colletotrichum sp.. Na elaboração do revestimento foi utilizado amido de mandioca e gelatina. A concentração de carvacrol variou de 0-0,6 g.mL-1 de solução filmogênica. O revestimento ativo mostrou-se um ótimo antifúngico no controle da proliferação do Colletotrichum sp. com concentração inibitória mínima (CIM) para o carvacrol de 3,51 μg.mL-1. O revestimento de 0,3 mg carvacrol. g-1 solução inibiu a proliferação do Colletotrichum sp. nas análises antimicrobianas in vivo realizadas em morangos. Os revestimentos ativos foram capazes de inibir o aparecimento da doença fúngica antracnose em 80 a 90 % dos morangos com dois dias de incubação de Colletotrichum sp..
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1