Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Qualidade microbiológica da água de cacimbão e poços artesianos na comunidade pesqueira Ilha Grande, município de Humberto de Campos – MA / Microbiological quality of cacimban water and artisian wells in the fishing community Grande Island, municipality of Humberto de Campos – MA

Frazão, Fabiana Borralho; Silva, Leticia de Melo da; Frazão, Ricardo Henrique Nascimento; Castro, Isadora Fontenelle Carneiro de; Santos, Larissa Sarmento dos.
Hig. aliment; 33(288/289): 2808-2812, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1482342

Resumo

Objetivou-se neste trabalho avaliar a qualidade microbiológica da água de ‟cacimbão” (poços de coleta com mais de 1 metro de diâmetro) e poços artesianos na comunidade pesqueira Ilha Grande, Município de Humberto de Campos – MA. No mês de julho de 2018, foram coletadas as águas de cinco (5) poços artesianos e de um (1) ‟cacimbão” para obtenção de amostras. As mesmas foram encaminhadas para o Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde foram realizadas as análises. Os resultados das análises microbiológicas e físico-químicas obtidas foram comparados com a Portaria 2.914/Ministério da Saúde de 12/12/11. O método utilizado para análises de coliformes totais e Escherichia coli foi a técnica do Substrato Colilert e para bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas a técnica do Substrato SimPlate. As 5 (83,33%) amostras apresentaram qualidade insatisfatória, quanto aos parâmetros microbiológicos. Conclui-se que a todas as amostras avaliadas de águas de poços artesianos estão em descordo com padrões de potabilidade exigidos na legislação.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1