Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Contaminação mercurial em tucunaré (Cichla spp. ) de uma comunidade do Amazonas / Mercurial contamination in tucunaré (Cichla spp. ) from an Amazonas state community, Brazil

Ribeiro, Joanna Damazio de Nunes; Silva Júnior, Fábio José Targino Moreira da; Ferreira, Mariana Parrini; Ferreira, Micheli da Silva; Mársico, Eliane Teixeira.
Hig. aliment; 33(288/289): 1811-1815, abr.-maio 2019. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1482410

Resumo

O mercúrio é um dos principais contaminantes ambientais, sendo a ação antrópica, tanto industrial quanto de garimpo de ouro no Norte do país, responsável por uma parcela expressiva desta contaminação. Extremamente tóxico, o mercúrio pode acometer o sistema nervoso central e levar a óbito. O consumo de peixes contaminados é umas das principais fontes de exposição humana. Foram analisadas 15 amostras de tecido muscular de tucunarés, capturados no reservatório de Balbina (Presidente Figueiredo), no analisador direto de mercúrio (DMA - 80®). Todas apresentaram contaminação mercurial acima do permitido pela legislação (1mg/Kg de mercúrio total). Os valores mínimo e máximo encontrados foram, respectivamente, 1,08mg/Kg e 6,79mg/Kg. Não foi constatada correlação entre peso e comprimento dos peixes com a concentração de mercúrio total dos mesmos.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1