Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Incidence of the second parity syndrome in sows from a commercial farm / Incidência de síndrome do segundo parto em fêmeas suínas de uma granja comercial

Rabelo, S. S; Faria, B. G; Rocha, L. G. P; Pereira, B. A; Chaves, B. R; Pontelo, T. P; Pereira, L. J; Zangeronimo, M. G.
Arq. bras. med. vet. zootec; 68(4): 1085-1089, jul.-ago. 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-868452

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a ocorrência da síndrome do segundo parto em uma granja comercial de suínos e apresentar alternativas para minimizar esse problema reprodutivo. Os dados foram obtidos de 363 fêmeas de genética comercial (DB-30) de primeiro e segundo partos, entre os anos de 2010 e 2011. Os animais pertenciam a uma granja comercial de ciclo completo com 1200 matrizes, cujos índices zootécnicos não permitiam detectar a presença da síndrome do segundo parto. O período de lactação foi de 24,6±3,3 dias. Foram analisados o número de nascidos totais e nascidos vivos, o peso da leitegada ao nascimento, o número de desmamados e o peso ao desmame do lote e também individualmente de cada marrã ao longo do ano. As médias e o desvio-padrão foram calculados, e os dados obtidos no primeiro e no segundo parto foram comparados pelo teste t pareado a 5%. Não houve diferença (P>0,05) no número de nascidos totais e no número de nascidos vivos entre o primeiro e o segundo parto. No entanto, constatou-se que 54% das fêmeas apresentaram igual ou menor número de nascidos no segundo parto, caracterizando a síndrome do segundo parto na maior parte dos animais. Nesse lote, o número de leitões nascidos a menos em relação ao primeiro ciclo reprodutivo foi de 3,6±2,9. Das 363 matrizes avaliadas, 153 (42%) apresentaram 16 ou mais leitões no primeiro parto. Destas, 92 (60%) tiveram menor número de leitões no segundo parto e 41 (27%) apresentaram maior número de leitões. Também se verificou maior incidência (50% ou mais) da síndrome do segundo parto nos meses de janeiro a março e de outubro a dezembro. Conclui-se que a síndrome do segundo parto é um problema que pode afetar 50% ou mais das matrizes, nem sempre detectada por meio dos índices zootécnicos da granja. Medidas como pesagem dos animais na primeira cobertura e logo após o desmame, além de programas de alimentação com dietas balanceadas, principalmente durante os meses mais quentes do ano, são ferramentas importantes para amenizar esse problema.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1