Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Reproductive biology of the eyespot skate Atlantoraja cyclophora (Elasmobranchii: Arhynchobatidae) an endemic species of the Southwestern Atlantic Ocean (34ºS - 42ºS)

Wehitt, Anahí; Colonello, Jorge H; Macchi, Gustavo J; Galíndez, Elena J.
Neotrop. ichthyol; 16(2): [e170098], jun. 2018. mapas, tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-948445

Resumo

Atlantoraja cyclophoraé uma patim endémica para a plataforma continental do Sudoeste do Oceano Atlântico (22ºS-47ºS) e uma espécie de captura acessória na pesca comercial de arrasto de fundo. As relações morfométricas, o tamanho na maturidade e o ciclo reprodutivo desta espécie foram analisados, com amostras coletadas entre 34ºS e 42ºS. A faixa de tamanho foi de 190 a 674 mm de comprimento total (TL) para machos e de 135 a 709 mm para fêmeas. O dimorfismo sexual entre as relações TL - largura do disco e TL - peso total foi encontrado, com as fêmeas mais largas e mais pesadas que os machos. O tamanho médio na maturidade para machos foi estimado em 530 mm TL e para fêmeas em 570 mm TL. O índice gonadossomático (IGS) em fêmeas maduras variou sazonalmente e apresentou o maior valor em dezembro. O diâmetro folicular máximo e a largura da glândula do oviduto não apresentaram nenhum padrão sazonal. Fêmeas com ovos no útero estavam presentes a maior parte do ano. A atividade reprodutiva nos machos seria contínua ao longo do ano, evidenciada pela falta de variação do IGS entre as estações do ano. Os resultados obtidos sugerem queA. cyclophora pode passar por um ciclo reprodutivo anual, em coincidência com o relatado para esta espécie em populações brasileiras.(AU)
Atlantoraja cyclophoraUma raya endémica das continentais continentais do Océano Atlántico Sudoccidental (22ºS-47ºS) que se captura incidentalmente nas pescarias comercias de arrastre de fondo. Se estuda as relações morfométricas, o ciclo reprodutivo e se considera o longitude de madurez sexual de esta espécie com multidões entre 34º e 42ºS. Um poço de fumeiro 190 a 674 mm de comprimento total (LT) em machos e 135 a 709 mm LT em hembras. Se observó dimorfismo sexual entre as relações LT - ancho de disco y LT - peso total, siendo as hembras más e as pesadas que os machos. A altura de corte é estimada em 530 mm LT para machos e 570 mm LT para hembras. El índice gonadosomático (IGS) en hembras maduras varió estacionalmente, con la valor mais alto en Diciembre. No se registrou variación estacional respect on diámetro máximo folicular y al ancho de la glándula oviductal. Seçandoon hembras con huevos en úteros durante a maior parte do ano. La actividad reproductiva en los machos sería continua durante todo o ano, dada a falta de variação do IGS entre estaciones. Se sugiere queA. cyclophora experimenta un ciclo reproductivo anual, similar a reportado para esta espécie em aguas do Brasil.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1