Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Agaricus brasiliensis polysaccharides stimulate human monocytes to capture Candida albicans, express toll-like receptors 2 and 4, and produce pro-inflammatory cytokines

Martins, Priscila Raquel; Soares, Ângela Maria Victoriano de Campos; Domeneghini, Andrea Vanessa da Silva Pinto; Golim, Márjorie Assis; Kaneno, Ramon.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-954846

Resumo

Agaricus brasiliensis é um cogumelo medicinal com atividades imunomoduladoras e antitumorais atribuídas aos ß-glucanos presentes na fração polissacarídica de seu corpo de frutificação. Uma vez que os ß-glucanos aumentam a imunorresponsividade celular, neste estudo objetivamos avaliar o efeito de uma fração rica em polissacarídeos tratados com ácido (ATF) de A. brasiliensis sobre a capacidade de monócitos humanos de aderir / fagocitar células de levedura C. albicans . expressão de receptores de reconhecimento de padrões e sua capacidade de produzir citocinas. Métodos: A adesão / fagocitose de C. albicans marcada com FITC foi avaliada por citometria de fluxo. As células foram incubadas com anticorpos marcados com fluorocromo específicos para TLR2 e 4, ßGR e MR e também avaliadas por citometria de fluxo. Os monócitos foram cultivados com ATF, e os sobrenadantes da cultura foram coletados para análise da produção de citocinas in vitro por ELISA (TNF-α, IL-1ß, IL-12 e IL-10). Resultados: ATF aumentou significativamente a aderência / fagocitose de C. albicans por monócitos e isso foi associado com expressão aumentada de TLR2 e TLR4, enquanto nenhum efeito foi observado em ßGR ou MR. Além disso, a expressão de TLR4 e TLR2 foi associada a níveis mais elevados de produção in vitro de TNF-α e IL-1, respectivamente. A produção de IL-10 também foi aumentada pelo tratamento com ATF, mas não encontramos associação entre sua produção e a expressão de receptores Toll-like. Conclusão: Nossos resultados nos forneceram evidências de que polissacarídeos de A. brasiliensis afetam monócitos humanos provavelmente através da modulação de receptores Toll-like.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1