Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

A comparison of two agar gel immunodiffusion methods and a complement fixation test for serologic diagnosis of Brucella ovis infection in experimentally infected rams / Comparação entre dois métodos de imunodifusão em gel de Agar e um método de fixação de complemento para o diagnóstico sorológico da infecção por Brucella ovis em carneiros experimentalmente infectados

Xavier, M. N; Sant'Anna, F. M; Silva, T. M. A; Costa, E. A; Moustacas, V. S; Merlo, F. A; Carvalho Júnior, C. A; Dasso, M. G; Mathias, L. A; Gouveia, A. M. G; Lage, A. P; Santos, R. L.
Arq. bras. med. vet. zootec; 63(4): 1016-1021, 2011. graf, tab
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-1054

Resumo

A infecção por Brucella ovis é considerada uma das principais causas de epididimite e infertilidade em carneiros, resultando em falhas reprodutivas e perdas econômicas significativas em rebanhos ovinos ao redor do mundo. O estudo teve o objetivo de avaliar três testes sorológicos disponíveis para o diagnóstico da brucelose ovina por B. ovis, utilizando 181 soros ovinos. Amostras de soro provenientes de carneiros experimentalmente infectados foram coletadas ao longo de 192 dias pós-infecção (n=117) e durante o período pré-infecção (n=9). Adicionalmente, amostras de soro foram obtidas de ovinos provenientes de um rebanho livre para B. ovis (n=55). As técnicas de imunodifusão em gel de agar (IDGA), utilizando dois antígenos disponíveis comercialmente, e de fixação de complemento foram comparadas (FC). Foram obtidos resultados de sensibilidade especificidade semelhantes para ambos os métodos de IDGA e ainda, a técnica de IDGA foi mais eficiente do que a da FC para o diagnóstico sorológico da infecção por B. ovis.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR68.1