Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Contusão pulmonar e pneumotórax traumático em cão relato de caso / Pulmonary contusion and traumatic pneumothorax in a dog - case report

Siviero, Amanda dos Santos; Pinto, Luciana Andreatta Torelly; Michaelsen, Raquel; Costa, Fernanda Amorim da; Melo, Luciano Cavalheiro.
R. Ci. agrovet.; 12(Especial): 47-48, junho 2013.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-11974

Resumo

Foi atendida no hospital veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCV-UFRGS) uma cadela, com seis meses, atropelada havia 12 horas que apresentava dispneia grave e sangramento na cavidade oral. Ao exame físico apresentou-se hipocorada, hipotérmica e com leve dor à palpação abdominal e torácica. Foi estabilizada através de oxigenioterapia (por colocação de sonda nasal, com fluxo direto de oxigênio a um litro por minuto) e analgesia (morfina, 0,5mg/kg, por via subcutânea). Realizou-se em seguida exame radiográfico de tórax, nas posições laterolateral direito e dorsoventral, que evidenciou opacificação homogênea da região periférica, com visibilização de fissuras interlobares bilateralmente, compatível com efusão pleural, além de opacificação de padrão alveolar, sugestivo de contusão pulmonar.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1