Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Qualidade microbiológica de carne de aves comercializada em feira livre na cidade de Salvador, Bahia, Brasil / Microbiological quality of poultry meat commercialized in street market in the city of Salvador, Bahia, Brazil

Santos, Amanda Caroline de Oliveira; Lima, Acácia Santos; Santos, Emília Turlande Sêneca Ribeiro dos; Silva, Rebeca Ayala Rosa da; Fernandes, Lia Muniz Barretto.
Hig. aliment; 33(288/289): 2037-2041, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-13257

Resumo

Objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica de carne de aves comercializada na feira livre de São Joaquim na cidade de Salvador, Bahia, Brasil com base nas análises de presença de Salmonella spp. e contagens de Coliformes totais, Escherichia coli e Staphylococcus spp. Foram analisadas 24 amostras, sendo oito de galinha caipira abatida na hora, oito de frango de corte abatido na hora e oito de frango de corte já abatido comercializado em temperatura ambiente. Dos três tipos de produto analisados, o frango de corte já abatido apresentou os maiores níveis de contaminação pelos microrganismos pesquisados, com três (37,5%) amostras positivas para Salmonella spp. e contagens de Coliformes totais, Escherichia coli, Staphylococcus spp. variando entre 4,0 x 10³ a 7,9 x 10(5) UFC/g, 3,0 x 10² a 6,6 x 10(5) UFC/g e 4,0 x 10² a 3,68 x 10(5) UFC/g, respectivamente. Os resultados alertam para o risco do consumo de produtos de origem animal não inspecionado, reforçando a necessidade de condições higiênico-sanitárias e tecnológicas adequadas durante a obtenção e comercialização da carne de aves.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1