Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Intoxicação por fenazopiridina em felino: relato de caso / Phenazopyridine Administration in a Feline Patient: Case Report

Cunha, Simone carvalho dos Santos; Damico, Cristiane Brandão; Souza, Heloisa Justen Moreira de; Pereira, Adriana Neves; Corgozinho, Katia Barão.
MEDVEP. Rev. cient. Med. Vet.; 6(19): 244-247, out.-dez. 2008. ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-14518

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever um caso de intoxicação por fenazopiridina, rotineiramente utilizado como anti-sépticos de vias urinárias em humanos, em um felino. O animal apresentou sinais de metemoglobinemia, que incluíam taquipinéia, cianose das mucosas e depressão quatro dias após o início da terapia com o medicamento em questão. O diagnóstico foi confirmado através da análise hematológica, que evidenciou a coloração amarronzada e presença de corpúsculos de Heinz no sangue do animal(AU)
Drugs commonly used as urinary analgesic and antiseptics in human patients are not indicated in cats with lower urinary tract diseases. They mat cause erythrocyes oxidative injury, methemoglobinemia and Heinz body anemia. The reported case describes clinical signs and treatment in a female Siamese vat presented with anemia, cyanosis and tachypnea after five days of phenazopyridine therapy(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1