Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Atividade antimicrobiana da própolis verde frente a bactérias Gram positivas e Gram negativas resistentes a antimicrobianos comerciais / Antimicrobial activity of green propolis against positive Gram bacteria and Gram negative resistant commercial antimicrobials

Cruz, Alexsandra Iarlen Cabral; Costa, Milena da Cruz; Ferreira, Mariza Alves; Bispo, Aline Simões da Rocha; Evangelista-Barreto, Norma Suely.
Hig. aliment; 33(288/289): 2692-2696, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-15575

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a atividade antimicrobiana do extrato da própolis verde frente a cepas Gram positivas e Gram negativas resistentes a antimicrobianos comerciais. Foi realizado teste de suscetibilidade antimicrobiana das cepas de Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Listeria monocytogenes frente a oito antimicrobianos comerciais. Posteriormente foi verificado a atividade antimicrobiana da própolis verde com base na concentração inibitória mínima e concentração bactericida apenas para as cepas que se mostraram resistentes. Foi possível verificar, com exceção de E. coli, que as demais bactérias apresentaram resistência a mais de um antimicrobiano, e o extrato de própolis verde apresentou valores de CIM e CBM variando de 0,18 a 6,20 mg.mL-1 e 0,37 a 50,0 mg.mL-1,respectivamente. O extrato da própolis verde apresenta potencial atividade antimicrobiana em substituição ao uso de antimicrobianos sintéticos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1