Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

A influência da pasteurização nos parâmetros físico-químicos do leite humano / The influence of pasteurization on the physical-chemical parameters of human milk

Santos, Amanda de Oliveira dos; Garcia, Lorena Natalino Haber; Sampaio, Aryele Nunes da Cruz Encide; Pereira, Juliano Gonçalves; Martins, Otávio Augusto.
Hig. alim.; 33(288/289): 832-836, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-17221

Resumo

A fim de garantir a inocuidade do leite humano (LH) ordenhado, os bancos de LH realizam a sua pasteurização lenta, eliminando, dessa maneira, 100 % dos micro-organismos patogênicos passíveis de estarem presentes. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da pasteurização clássica realizada pelos hospitais sobre os parâmetros físico-químicos do LH. Analisou-se um total de 38 amostras de LH, divididas em pasteurizado (LHP) e não pasteurizado (LHNP), quanto à sua acidez, conteúdo energético, gordura, sólidos não gordurosos, densidade, proteína, lactose, cinzas, índice de crioscopia e pesquisa das enzimas peroxidase e fosfatase. Os resultados apresentaram uma diferença significativa (p < 0,05) para os teores de gordura e proteína, e presença da enzima peroxidase em 21,05 % das amostras de LHP, envolvendo problemas na homogeneização e na temperatura da pasteurização do LH.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1