Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação das Boas Práticas de Fabricação do serviço de alimentaçâo em um supermercado localizado no shopping center na cidade de Maceió/AL / Assessment of good manufacturing practices of the food service in a supermarket located in the shopping center in the city of Maceió/AL

Lucena, Mariana Brandão de Almeida; Silva, Maria Vitória Lucena da; Looze, Mayara Francini; Lima, Viviane Carolayne Sampaio de; Ribeiro, Luciana Athayde Ramalho.
Hig. alim.; 33(288/289): 1629-1632, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-20734

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as Boas Práticas de Fabricação do serviço de alimentação de um supermercado. Para realização do diagnóstico foi utilizado um check list adaptado da legislação federal. Conforme os percentuais de itens atendidos o estabelecimento foi classificado de médio risco de contaminação com 68,26% de itens conformes. Os blocos que obtiveram menos conformidades foram edificação e instalações (33,3%), higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios (33,3%), produção e transporte de alimentos (36,3%) e controle de saúde e hábitos de higiene dos manipuladores de alimentos (33,3%). Conclui-se que a verificação continua das Boas Práticas é uma ferramenta expressiva para diagnosticar não conformidades do serviço e conseqüentemente realizar a correção adequada para que o mesmo não comercialize alimentos que venham a ser uma fonte de contaminação biológica e passível de causar doenças transmitidas por alimentos gerando danos à saúde dos seus funcionários e clientes.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1