Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da capacidade de formação de biofilmes de Bacillus cereus isolados de produtos lácteos frente a diferentes temperaturas / Evaluation of the capacity to form biofilm by Bacillus cereus isolated from dairy products at different temperatures

Silva, Mírian Pereira da; Oliveira, Alexandre Faria; Peña, Wilmer Edgard Luera; Andrade, Nélio José de; Fernandes, Patrícia Érica.
Hig. aliment; 33(288/289): 1605-1609, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-20762

Resumo

Bacillus cereus encontra-se entre os patógenos de maior preocupação na indústria de alimentos por sua capacidade em formar biofilmes. Como resultado, podem contaminar os alimentos que entram em contato com as superfícies, representando dessa forma um obstáculo para conservação de leite e produtos lácteos, o que coloca em risco a saúde dos consumidores. Objetivou-se avaliar a capacidade de formação de biofilmes de estirpes de B. cereus frente à diferentes temperaturas encontradas na indústria de laticínios em superfície de aço inoxidável. A capacidade de formação de biofilme foi avaliada em diferentes temperaturas (5, 15, 25 e 32 ºC) e intervalos de tempo (24, 48,72, 96 e 120h). As estirpes de B. cereus apresentaram diferenças significativas nas temperaturas avaliadas e na capacidade de adesão, onde uma das estirpes apresentou maior capacidade de se aderir. Constatou-se que altas temperaturas favoreceram o desenvolvimento do biofilme e baixas temperaturas retardaram esse processo.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1