Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação das Boas Práticas de Fabricação em estabelecimentos produtores e comercializadores de sanduíche natural / Evaluation of good manufacturing practices in natural sandwich production and marketing establishments

Cunha, Cíntia Helena Moura da; Carvalho, Jéssica Motta; Ferreira, Juliana Muhammad; Barreto, Angela Gava; Oliveira, Jamile Maureen de Sousa.
Hig. aliment; 33(288/289): 195-199, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-21658

Resumo

A mudança no estilo de vida aumentou a busca por alimentação fora do domicílio que seja saudável, segura e de rápido acesso. Objetivou-se avaliar as condições higiênico-sanitárias de estabelecimentos que manipulam e comercializam sanduíches naturais. Foi aplicado o check list, em três estabelecimentos (E1, E2 e E3), baseado na RDC 216/2004 e275/2002. Os itens não conformes relacionados aos manipuladores e documentações destacaram-se em relação aos demais. Concluiu-se que o não cumprimento de parte das normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF), principalmente em relação à conduta dos manipuladores e a documentação, contribuiu para a condição higiênico-sanitária regular dos E1 e E3. Desta forma, programas de capacitação e elaboração do manual de BPF promoveriam melhorias efetivas nos estabelecimentos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1