Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Evolução da produção e exportação de frangos de corte no estado do Mato Grosso do Sul / Brazilian State of Mato Grosso do Sul broilers production and exports evolution

Feil, M. A. A; Sgavioli, S; Domingues, C. H. F; Nããs, I. A; Moura, J. B; Garcia, R. G.
Ars Vet.; 35(1): 26-32, mar. 2019. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-21753

Resumo

O objetivo do trabalho foi realizar um panorama evolutivo da cadeia de produção e exportação de frangos de corte no estado do Mato Grosso do Sul considerando o período de 2007 à 2016. Posteriormente se fez uma comparação dos resultados com os encontrados no estado do Paraná e um levantamento das barreiras comercias impostas à importação da carne de frango do Mato Grosso do Sul. A pesquisa se trata de uma análise descritiva e foram utilizados dados do InfoAgro, Secretária do Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Estatística de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro e Associação Brasileira de Proteína Animal. Os resultados apontam que o setor encontra-se em evolução dentro do Mato Grosso do Sul, com crescimentos significativos na produção e exportação. O Paraná possui um crescimento superior ao do Mato Grosso do Sul no período avaliado, o que evidencia o potencial de crescimento do estado. Verificou-se que as barreiras à importação da carne de frango comerciais impostas ao Mato Grosso do Sul não influem significantemente no crescimento da cadeia avícola no estado, e que atualmente o mesmo atende a todas as exigências. Conclui-se que o estado do Mato Grosso do Sul necessita de tempo para que ocorra a consolidação da avicultura, e que para tanto se faz necessário incentivo do governo para atração de novas empresas e fortalecimento da atividade junto aos produtores do estado.(AU)
The aim of this work was to bring out an evolutionary panorama of the broilers production and export in the Mato Grosso do Sul state, considering the period between 2007 and 2016. Subsequently a survey was made for the commercial barriers imposed on the importation of Mato Grosso do Sul broiler meat. The research is a descriptive analysis and data from InfoAgro, Famasul System and Agrostat and the Brazilian Association of Animal Proteins. The results indicate that the sector is in evolution within the Mato Grosso do Sul, with significant increases in production and exports. Paraná has a higher growth than Mato Grosso do Sul in this evaluated period, which shows the growth potential of the state. It has also been found that the barriers to the importation of commercial broiler meat, imposed on the MS do not influence significantly the growth of the poultry production chain in the state, that currently meets with all requirements imposed. It is concluded that the State of Mato Grosso do Sul needs time for the poultry industry consolidation, and that therefore, is necessary the encouragement and attraction of new companies to strengthen the activity of broilers production in Mato Grosso do Sul.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1