Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Caracterização físico-química de fermentado alcoólico de jabuticaba (Myrciaria jaboticaba Berg) / Physicochemical characterization of jabuticaba (Myrciaria jaboticaba Berg) wines

Souza, Angélica Cristina de; Fernandes, Natalia de Andrade Teixeira; Fernandes, Annayara Celestina Ferreira; Schwan, Rosane Freitas; Dias, Disney Ribeiro.
Hig. alim.; 33(288/289): 515-519, abr.-maio 2019. tab, ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-21941

Resumo

O trabalho foi realizado com o objetivo de elaborar bebida alcoólica fermentada a partir da polpa de jabuticaba e determinar a atividade antioxidante desse fermentado alcoólico. A partir da polpa, foi preparado mosto e inoculado com Saccharomyces cerevisiae, CCMA 0200, o processo fermentativo foi conduzido em fermentadores com capacidade de 6 L a22˚C. As fermentações foram monitoradas diariamente e amostras foram retiradas para análises cromatográficas. Ao fim da fermentação foram analisados o teor de compostos fenólicos totais e atividade antioxidante. O teor de etanol, ao final do processo fermentativo foi de 67,3 g.L-1 e foram identificados 25 compostos voláteis. O fermentado alcoólico de jabuticaba além de apresentar compostos importantes para o sabor e o aroma da bebida, possuem antioxidantes que são fontes de substâncias bioativas.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1