Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Perfil térmico de rutina proveniente da fava danta (Dimorphandra gardneriana Tulasne) / Thermal profile of rutina from fava d'anta (Dimorphandra gardneriana Tulasne)

Pinto, Luan Ícaro Freitas; Nascimento, Francisco de Assis Bandeira do; Pinto, Lucas Italo Freitas; Craveiro, Afrânio Aragão; Pontes, Dorasílvia Ferreira.
Hig. aliment; 33(288/289): 642-646, abr.-maio 2019. tab, ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-21978

Resumo

Dimorphandra gardneriana Tulasne é conhecida como fava danta, é uma árvore brasileira, naturalmente do Cerrado e Caatinga, têm uma importância ecológica e funcional, seus frutos são ricos em flavonoides (rutina, quercetina, isoquercitrina). O objetivo deste trabalho foi estudar a estabilidade térmica da fava danta e da rutina purifica através da termogravimetria. As amostras foram analisadas no Termogravimétrico Shimadzu, TGA-51, no Laboratório de Materiais do IFPI, onde foram acondicionadas em porta-amostras de platina, com atmosfera de nitrogênio e com fluxo de 50 mL/min. A temperatura foi elevada a 600°C, com taxa de aquecimento de 2 °C/min. Obteve-se sucesso com a purificação da fava danta, pois a rutina obtida teve maior uniformidade nos eventos térmicos e maior estabilidade térmica em relação a fava.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1