Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Caracterização sensorial de queijo colonial por perfil flash e analise descritiva quantitativa / Sensory characterization of colonial cheese by flash profile and quantitative descriptive analysis

Steinbach, Juliana; Santa Catarina, Claudia Moreira; Albuquerque, Ismael Mendes Cavalcanti de; Farias, Jean Lucas Ribeiro de; Oliveira, Jonas Cardoso de.
Hig. aliment; 33(288/289): 755-759, abr.-maio 2019. graf, ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22101

Resumo

O queijo colonial é tradicional da região sul, pouco estudado, e com escassez de dados descritivos a seu respeito. Dentro do mercado atual, métodos simples e rápidos para descrição de produtos, como o perfil flash, tem sido demandados, surgindo como alternativa para métodos tradicionais, como a analise descritiva quantitativa. Dessa forma, o presente estudo visou correlacionar o método usual de analise com o de perfil flash para caracterizar sensorialmente queijos coloniais do sudoeste paranaense. Três marcas comerciais de queijo colonial foram avaliadas. O queijo foi caracterizado por cor amarela, características ácidas e sabor salgado principalmente. O método perfil flash mostrou ser eficiente na avaliação do produto, com coeficiente de correlação multivariado RV de 0,989, apresentando simplicidade e rapidez na avaliação.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1